3 razões para sua empresa escolher nosso link dedicado.

A proteção e privacidade em acessos online são uns dos diferenciais exclusivos para nossos clientes.

Entregamos alta capacidade de dados aos nossos clientes através de links simétricos e Datacenter alinhados.

Prezar pela qualidade dos nossos serviços e garantir a excelência aos nossos clientes é um desafio, mas abordamos isso com rotas distintas.

Somos uma empresa de referência no mercado de telecom.
Entenda o quanto é importante adquirir um link dedicado com um time de especialistas no assunto.

Link dedicado!
O que é e como funciona?

Em um mundo mais conectado, não é possível arriscar a indisponibilidade de conexão. Afinal, para muitos negócios, cada minuto desconectado pode levar a perdas financeiras consideráveis. Por isso, é fundamental que as organizações observem as principais formas de conseguir manter a conexão contínua, protegida e ágil. Isso pode ser feito com o link dedicado.

É por meio da mesma conexão que circularão, também, arquivos que necessitam de agilidade para serem transmitidos e recebidos, como aplicações, uploads, arquivos de áudio, vídeo, documentos, entre outros. O link dedicado atende a tudo isso.

Já ouviu falar sobre essa possibilidade? Continue lendo e tire suas dúvidas sobre o tema!

O link dedicado também pode ser chamado de IP dedicado e trata-se de uma possibilidade para as empresas que necessitam de conexões privadas, seguras e com velocidade alta, bem como disponibilidade constante.

Ele estabelece uma conexão criada de forma privativa entre sua empresa e a Internet (rede pública). Opera 24 horas por dia, com uma velocidade de tráfego bem maior do que outras opções do mercado.

Muitas vezes, é confundida com a conexão de banda larga, uma questão comum. Há diferenças, porém, entre esses dois modelos.

A banda larga apresenta a mesma lógica do link compartilhado. Utiliza a infraestrutura da telefonia fixa para oferecer os serviços de Internet, dividindo-o com outros clientes do provedor. Devido a essa distribuição, as oscilações na banda larga são comuns nesse caso.

Já no link dedicado, são dois canais exclusivos de conexão, permitindo uma melhor usabilidade do serviço, bem como maior estabilidade. A empresa encontra uma espécie de “caminho livre” para a transmissão de dados.

A conexão por link dedicado tende a ser bem mais ágil, cumprindo efetivamente o estabelecido em contrato, diferentemente do que ocorre na banda larga.

Outra diferença marcante entre os dois tipos de conexão diz respeito ao funcionamento dos IPs. Na banda larga, eles são gerados no ato da conexão e alocados no servidor da operadora, não sendo possível criar um servidor próprio. O link dedicado oferece a possibilidade de ter uma certa quantidade de IPs exclusivos.

Assim, torna-se possível criar IPs exclusivos para o seu negócio, gerar serviços de criptografia e conseguir uma conexão de melhor qualidade. Por essa possibilidade de criação de IPs exclusivos, o link dedicado também pode ser chamado de IP dedicado.

Outras diferenças entre o link dedicado e a banda larga são:

  • menor tempo de reparo em caso de problemas e indisponibilidades, já que se trata de um perfil dedicado;
  • uso de endereços IP (públicos e privados) dedicados e exclusivos para a rede da organização.

O link dedicado é uma ótima opção para seu negócio. Mas se ainda está em dúvida se deve optar por ele, vamos mostrar a seguir alguns pontos que auxiliarão a decidir se é a melhor opção para você.

Observe a sua demanda de rede do seu negócio

O seu negócio tem uma dependência muito forte de um sinal ativo, estável e ágil? Então o link dedicado é a melhor opção para ele. Pense, por exemplo, em uma solução SaaS, que depende de estabilidade para permanecer no ar.

Se há problemas de conexão de rede, o serviço pode tornar-se indisponível e, com isso, prejudicar a experiência e, até mesmo, o trabalho dos seus clientes. Diante disso, é fundamental que você busque alternativas que promovam menores problemas em seu uso.

Avalie a necessidade de escalabilidade

Alguns negócios necessitam de ter escalabilidade em suas redes. Isso evita que, diante de uma sobrecarga de acesso, percam oportunidades ou vejam seu negócio paralisado pela interrupção de conexão.

Voltemos ao exemplo de uma solução SaaS. Se ela recebe uma alta demanda de acessos em um curto espaço de tempo, e você não tem uma banda contratada que suporte isso, a conexão poderá cair e tornar o sistema indisponível.

Com um link dedicado, o profissional que perceber esse aumento de demanda no monitoramento de tráfego, poderá entrar em contato com o provedor e solicitar um aumento na banda, para evitar justamente a sobrecarga e a queda do servidor.

Assim, uma opção para quem possa estar sujeito a esse tipo de situação é a contratação de link dedicado on-demand. Ou seja, quando for preciso a liberação de uma banda maior, o responsável consegue realizar a solicitação com maior agilidade junto ao provedor.

Outra opção, também, é ter a contratação de um link de contingência, que será acionado quando o link principal estiver indisponível. Isso garante que não se perca a conexão, mantendo a disponibilidade dos serviços.

Veja o número de ativos do seu negócio

Um ponto que também auxilia a avaliar se há a necessidade de contratar o serviço de link dedicado, é analisar a quantidade de dispositivos que se conectam à rede em seu negócio (computadores, notebooks, tablets, entre outros).

Por exemplo, um link dedicado de 5 Mbps consegue oferecer uma boa estrutura para empresas pequenas, que atuam com poucos funcionários (entre 10 e 20, em média), realizando tarefas simples (troca de e-mails e mensagens). Caso a empresa atue com mais demandas (reuniões por videoconferências, fornecimento de serviços de tecnologia a terceiros, entre outros), aí a banda deverá ser maior.

Analise o budget da empresa

Os serviços de banda larga são muito atrativos e geralmente os mais utilizados por causa do seu custo mais acessível. Não podemos negar que, observando apenas esse aspecto, o link dedicado fica em segundo lugar, embora no contexto geral ele apresenta um custo-benefício mais vantajoso.

Contudo, antes de optar pela contratação desse serviço, é importante que você analise o orçamento disponível em sua empresa. Verifique se é possível investir no link dedicado agora e se o retorno que ele vai trazer é de fato interessante e condizente com aquilo que vai entregar para o seu negócio.

Afinal, se estivermos falando de operações muito simples e que não demandam toda a tecnologia que o link dedicado entrega, talvez, neste momento, não seja a melhor alternativa.

Considere os riscos operacionais

Alguns setores de mercado realizam operações mais arriscadas do que outros. Aqueles que envolvem, por exemplo, pagamentos, empréstimos e outras ações relacionadas às finanças são mais atrativos para os criminosos virtuais.

Além disso, suas operações envolvem dados muito delicados e que precisam ser preservados. Quando se trata de uma empresa cujos riscos operacionais são muito altos, é interessante trabalhar com o link dedicado, já que ele é um oferece um caminho mais seguro para a troca de informações.

Assim você pode definir se esse serviço é ideal para sua empresa, verificando se os riscos envolvidos são muito altos, se existe necessidade de oferecer uma camada de segurança maior para sua própria empresa, seus clientes, fornecedores e até mesmo para os colaboradores.

Verifique necessidade de sigilo

Também é interessante optar pelo link dedicado quando as operações da empresa precisam acontecer com o máximo de sigilo. Aqui também entram as organizações que atuam com questões financeiras, por exemplo, e aquelas que desenvolvem soluções para outras empresas.

Dados e processos que precisam correr em segredo requerem uma proteção maior. O mesmo se dá, por exemplo, com empresas que trabalham com documentos importantes, contratos, que manipulam dados de pessoas ou de outras organizações e instituições.

Para que não haja o risco de eles serem roubados, corrompidos, adulterados ou perdidos, vale investir no link dedicado, mais uma vez, para ter uma camada de segurança maior e, ainda, mais estabilidade durante as comunicações e trocas.

Calcule o retorno do investimento

Qualquer investimento que uma empresa planeje fazer, por menor que seja, precisa ser calculado. Não estamos falando apenas da disponibilidade de orçamento, mas sim dos retornos positivos que isso trará para o próprio negócio.

Conforme explicamos, a adoção do serviço de link dedicado requer um investimento maior em comparação com o serviço comum de banda larga. Em determinadas situações, isso possibilita alcançar retornos significativos para a empresa, então, o investimento compensa.

Na hora de optar pelos serviços, faça o cálculo do retorno que será possível alcançar. Com qual objetivo o link dedicado está sendo contratado? Ele é de fato necessário para isso? É indispensável para alcançar esse resultado? Em quanto tempo isso vai acontecer?

Nosso objetivo não é que você desista da contratação do link dedicado, pelo contrário, já que ele é muito vantajoso em várias situações.

Na verdade, queremos alertar sobre a necessidade de fazer uma contratação de forma consciente, calculando se esse serviço é o melhor para sua empresa em questão de retorno de investimento, ou se outra solução seria mais adequada às suas demandas nesse momento. Assim poderá optar por um serviço de internet que traga apenas vantagens.

Um link dedicado pode oferecer uma maior estabilidade para a conexão da sua empresa. Isso pode ser um passo importante para aquelas cujo core business depende de disponibilidade contínua.

Por exemplo, imagine um banco, cujas atividades operacionais dependem dos sistemas estarem conectados continuamente. Sem isso, as funções realizadas pelos colaboradores se tornam indisponíveis.

O link dedicado consegue oferecer uma maior disponibilidade em longo prazo em comparação com a conexão de banda larga, evitando que esse tipo de falha ocorra. Por isso, ele é uma opção bastante utilizada pelas empresas para conseguir maior estabilidade.

Há, também, algumas vantagens em optar por um IP dedicado em suas atividades empresariais. Vamos abordar as principais delas a seguir.

Maior estabilidade

Como falamos ao longo deste artigo, a estabilidade é um dos grandes ganhos no uso de um IP dedicado. Normalmente ele não sofre de indisponibilidades, tal como as conexões de banda larga, pelo fato de operar com caminhos exclusivos para a organização para o envio e recebimento de dados.

Isso é garantido, inclusive, em contrato: as provedoras de links dedicados estipulam, geralmente em contrato, o percentual de disponibilidade em um mês e, via de regra, são taxas bem altas — em torno de 99%. Ou seja, caso os valores fiquem abaixo disso, você pode solicitar ressarcimento dos instantes de inoperabilidade.

Melhor performance

Como a sua empresa não precisa dividir a banda com outros usuários da rede, as chances de gargalos são reduzidas. Assim, a velocidade de rede se mantém estável, sem as oscilações comuns que ocorrem na banda larga.

A performance também é melhorada no que diz respeito ao aumento de produtividade em TI dos seus colaboradores. Imagine, por exemplo, que durante um dia, a internet oscile diversas vezes, impedindo que os funcionários mantenham consistência em suas atividades.

O estrago pode ser maior, principalmente, se há deadlines apertados a serem cumpridos, inviabilizando a questão e, portanto, gerando atrasos no seu dia a dia. Nada bom, não é mesmo?

Com o link dedicado, gerando maior estabilidade, a performance das equipes também melhora, e isso gera melhores resultados para a empresa em longo prazo.

Maior controle da banda

Outro ponto importante, principalmente para quem trabalha no setor de tecnologia, é a necessidade de controle da banda. Isso porque o uso nos setores internos é assimétrico, ou seja, há áreas que demandam uma banda maior, enquanto outras utilizam a rede apenas para serviços básicos, como envios de mensagens e documentos.

Com o link dedicado, portanto, é possível que, por meio de um dashboard específico, o responsável pelo controle de rede possa definir os valores que serão distribuídos setor a setor. Assim, ele limita o tráfego de informações para determinadas áreas, a fim de liberar para outros setores.

Isso permite um uso mais inteligente da conexão de rede em seu negócio. Consequentemente, permitirá ter uma maior disponibilidade da banda para aquilo que tem maior demanda na sua empresa.

Melhor monitoramento no tráfego de dados

As empresas provedoras dos serviços de rede de link dedicado observam, constantemente, a situação da conexão de seus clientes. Muitas vezes, agem de forma proativa diante de possíveis problemas que possam surgir.

Com isso, nas primeiras oscilações, o profissional responsável no provedor já observa o que pode estar causando o problema e restaura a conexão de qualidade. Essa ação minimiza os riscos existentes, bem como gera economia de tempo para o cliente final, que não precisará ainda entrar em contato para ter a solução resolvida.

Esse é um contraponto com a banda larga que, normalmente, pelo alto número de usuários, é sempre o cliente final que percebe possíveis alterações, oscilações e indisponibilidades. Cabe a ele comunicar ao provedor para que as soluções sejam tomadas.

Velocidade simétrica

Outro ponto vantajoso é a simetria entre as velocidades de upload e download e, principalmente, uma não interfere na outra. É possível, até mesmo, conseguir usar ambas, de forma simultânea, em sintonia, sem que uma gere interferência na outra.

Equipamentos mais modernos

Esse tipo de serviço costuma ser focado no ambiente corporativo, portanto, ocorre uma demanda maior por eficiência no fornecimento de conexão de internet. Logo, as empresas especializadas, quando de confiança, trabalham com o que há de mais moderno no mercado, para gerar melhores resultados para seus clientes.

Por exemplo, atualmente é difícil que essas organizações não trabalhem com serviço de rádio licenciado ou fibra ótica. São dois tipos de conexão de rede altamente eficientes, que propiciam internet de alta velocidade e garantem maior estabilidade e menor oscilação em seu uso. Isso minimiza, também, a necessidade de manutenções recorrentes, outro ponto positivo.

Demais vantagens

Podemos, ainda, listar outras vantagens importantes para o uso de um IP dedicado, tais como:

  • interferências e oscilações são próximas a zero;
  • suporte exclusivo, com atendimento personalizado, para aquelas empresas que optam pelo IP dedicado;
  • melhor capacidade de resolução de problemas;
  • ótimo custo-benefício em comparação ao uso da banda-larga tradicional;
  • uso de certificação SSL para maior segurança de dados do seu negócio.

Uma dúvida comum para quem está começando a conhecer os termos é: link dedicado e banda larga são a mesma coisa? Como você viu nos tópicos anteriores, a resposta é: não. Por isso, para decidir qual deles será aplicado em sua empresa, é fundamental saber quais são as principais diferenças entre eles.

Em primeiro lugar, ressaltando um ponto básico sobre conexão de rede, ela se baseia em trocas de informações entre servidores, no qual dados são enviados e recebidos continuamente.

No link dedicado, isso ocorre por meio de um caminho exclusivo, ou seja, é como se a sua empresa enviasse as informações por meio de uma estrada privada, na qual não há outras pessoas circulando por ela, sem risco de congestionamentos.

Já na banda larga, os diversos usuários estão enviando e recebendo dados continuamente, o que faz com que seus dados, muitas vezes, tenham a velocidade de envio e recebimento diminuídos ou, então, encontram gargalos, como sobrecarga do tráfego.

Essa é a principal diferença, mas não é a única. Vamos falar sobre outras delas a seguir.

Qualidade de conexão

No link dedicado, como o caminho realizado pertence apenas à sua empresa, como falamos, não há uma diminuição no fluxo de dados devido à sobrecarga no tráfego. Com isso, é possível ter um acesso que seja mais estável, seguro e com maior agilidade. Na banda larga, por dividir a banda com outros usuários, há uma maior chance de quedas e indisponibilidades ocorrerem.

Indisponibilidades no uso pessoal são desagradáveis, mas as consequências não são tão prejudiciais ao longo do dia. Já para empresas, minutos de queda de conexão podem representar grandes prejuízos financeiros. Por isso, é fundamental que você considere esse ponto ao pensar em um tipo de conexão para seu negócio.

Velocidade de reparo

Se cada minuto de indisponibilidade representa problemas para sua empresa, então é fundamental que você escolha a opção que permita uma retomada do serviço mais rapidamente, em caso de problemas.

No link dedicado, por tratar-se de um serviço especificamente corporativo, o fornecedor responsável tem uma espécie de obrigação na resolução ágil da questão para restituição do serviço.

Já na banda larga, por estar mais destinada ao usuário residencial, as soluções tendem a ser mais demoradas, podendo durar muitas horas (em alguns casos, até mesmo 48 horas) o período de manutenção.

IPs fixos e variáveis

Esse é um ponto fundamental, até mesmo, para controle e segurança da sua empresa: o link dedicado, normalmente, trabalha com a possibilidade de um IP fixo para seu negócio, ou seja, ele não será alterado, mesmo que você reinicie o modem da organização. O mesmo não ocorre com a banda larga, que realiza essa alteração de forma automática.

Custo-benefício

Há diferenças, também, quando analisamos a questão do custo-benefício entre esses dois tipos de conexão à rede. No link dedicado, por tratar-se de uma estrutura privada, é normal que o valor seja mais elevado. Porém, por oferecer uma infraestrutura própria para a organização, os benefícios compensam.

A banda larga tem um menor custo mensal e, também, para sua instalação. Porém, trata-se de uma conexão bem mais instável e pode trazer prejuízos que superam as diferenças em questão de gastos em comparação com o link dedicado.

Você não sabe, ainda, se o link dedicado se aplica ao seu negócio? Vamos mostrar algumas das principais aplicações dele no setor corporativo e veja se utiliza algum deles em sua empresa.

  • gera acesso à internet para provedores de rede (ou seja, útil, também, para as ISPs);
  • gera acesso à internet para redes corporativas;
  • permite uma transferência de grandes volumes de dados com maior agilidade, sem precisar esperar por um longo tempo para essa ação;
  • para a execução de canais corporativos, incluindo extranet (ou seja, comunicação com público externo) e intranet (comunicação com o público interno, ou seja, entre colaboradores);
  • realização de chamadas nas modalidades PABX, PBX (VoIP);
  • realização de transmissões de vídeo e videoconferências;
  • para a hospedagem de sites e demais sistemas para Web;
  • serviço de e-commerce para comercialização de produtos da sua empresa.

Apesar de poder ser aplicado em, praticamente, todos os negócios que, de alguma forma, necessitam de internet para realizar suas atividades, seja dentro do core business, seja de forma interna, algumas áreas se sobressaem no uso dos IPs dedicados. São elas:

  • Internet Service Provider (ISP);
  • call centers;
  • bancos;
  • rádios;
  • hospitais;
  • órgãos públicos (prefeituras, secretarias, órgãos federais, entre outros);
  • ONGs.

Mas em quais situações se torna a melhor opção um IP dedicado? Ela é a melhor opção para todas as empresas? Ou para todos os casos? Veja as principais condições em que você deve considerar essa opção:

  • é uma escolha para quem necessita de um sinal de Internet ativo para a realização das navegações;
  • é necessário para quem necessita de maior segurança nas operações online;
  • é uma opção para as empresas que dependam de sistemas gerenciais online (como sistemas ERP na nuvem);
  • pode ser uma alternativa para quem deseja viabilizar o uso de serviço de telefonia digital mais em conta (VOIP, videoconferências em alta qualidade, entre outras), com qualidade no serviço.

Alguns pontos precisam ser observados pelos gestores ao optarem pelo serviço de link compartilhado. Veja os principais deles a seguir.

Velocidade da banda

A velocidade de um link compartilhado não é a mesma de uma banda larga comum. Enquanto o segundo, normalmente, entrega apenas 30% da banda contratada, o link dedicado garante 100%, justamente por não operar com compartilhamento de túnel.

A conexão deve ser correspondente ao número de computadores que estarão conectados. Por exemplo, um link dedicado de 5 Mbps pode ser o suficiente para um escritório entre 10 a 20 funcionários.

Por isso, analise quais são as demandas da sua empresa, quais são os padrões de uso de dados no seu negócio, bem como quais são os setores que mais necessitam do serviço. Com isso, você consegue definir qual é a velocidade mínima a ser contratada.

Caso ainda tenha dúvidas, uma opção é conversar com o atendente do provedor. Ele auxiliará no processo de escolha, analisando os principais pontos (como a atual infraestrutura de TI) e características do seu negócio no uso de rede, bem como mapeando os processos existentes no momento.

Se a empresa não oferece esse tipo de acompanhamento, ou se não há espaço para conversa para resolução de dúvidas no momento da contratação, alerta vermelho. Talvez não seja a melhor fornecedora de links dedicados para o seu negócio.

Tecnologia utilizada

Avalie quais são as tecnologias que a empresa fornecedora do serviço utiliza em sua infraestrutura, pois isso influencia na qualidade de conexão. Um link dedicado que opera com tecnologias e equipamentos modernos têm melhores resultados do que aqueles que trabalham de forma obsoleta.

Por exemplo, o uso de fibra ótica é mais eficiente do que o de ADSL (tradicional banda larga), sendo considerado o tipo de conexão mais moderno, rápido e estável atualmente.

Alta disponibilidade e atendimento

O sinal de conexão deve estar disponível o máximo de tempo possível, sem quedas. Normalmente as empresas garantem um índice de disponibilidade superior a 99%. Além disso, o suporte deve ser impecável — por exemplo, as empresas que oferecem 24 horas de atendimento são mais desejáveis.

O suporte também deve ser capaz de tirar possíveis dúvidas dos clientes, com clareza e de forma didática. Outro ponto importante a ser avaliado é quais são os prazos que o provedor oferece para resolução de problemas, solicitações de alargamento de banda (principalmente para aqueles que optam pelo serviço on demand).

Avaliação de custos adicionais

Verifique quais serviços implicam custos adicionais para a empresa, tais como:

  • instalação;
  • treinamento das equipes que realizarão a gestão de rede;
  • manutenção;
  • suporte cobrado;
  • atualizações;
  • troca de equipamentos;
  • alargamento da banda, entre outros.

IPs fixos

Verifique se o contrato permite o direito a IPs fixos. Com isso, é possível instalar servidores próprios, com acesso externo dedicado, fazendo com que a conexão fique estável mesmo que as soluções da organização estejam recebendo alto número de visitas.

O link dedicado é uma ótima ferramenta para as empresas que necessitam garantir alta disponibilidade e boa velocidade de conexão. Lembre-se de que seu negócio deve trabalhar com agilidade e precisão para se destacar dos concorrentes. Então, busque as melhores soluções para garantir esse diferencial.

Gostou deste conteúdo? Tem interesse em contratar um serviço de IP dedicado? Então conheça as soluções oferecidas pela Pongar Telecom. Entre em contato e converse com um dos nossos especialistas!

Nosso site integra funcionalidades de terceiros que podem utilizar cookies.